domingo, 3 de fevereiro de 2008

A ÉPOCA MEDIEVAL EM BAIÃO

Baião tem importantes vestigios de quase todas as épocas históricas,a Idade Média tem sido alvo de sucessivas escavações o que demonstra o interesse destas estações arqueológicos e que muito ainda há para descobrir. A criação da chamada «terra de Baião» está muito ligada ao local actualmente conhecido como Castelo de Matos, antigo Castelo de Penalva. Fizemos trabalho de campo, fazendo o levantamento fotográfico do que resta. Ao estar no local, compreende-se de imediato a escolha do lugar, lugar ermo, de fácil defesa, consegue-se avistar quase todo o concelho da parte de cima do monte, mas com campos à volta que no tempo deveriam ser muito fértes.







Castelo de Matos
(antigamente, Castelo de Penalva)










Imagem do Concelho tirada do cume do Castelo









A estação de Castelo de Matos teve, durante a Idade Média, dois momentos de ocupação. Foram encontrados vestígios de um castelo de madeira dos meados do século XI. Alguns desses vestigios são ainda visiveis, como os buracos nas pedras onde espetavam estacas.































Nos finais do século XI, inícios do século XII, foi construída na orla do cume uma muralha em pedra que rodeava um habitat.

























Do primeiro momento de ocupação deste sítio, destacam-se peças de cerâmicas de uso doméstico e uma espora de um cavaleiro medieval. Do segundo momento de ocupação, destacam-se as várias pontas de tiro ao arco. Vestigios recolhidos no Museu Municipal de Baião.
















Francisco Queiroga, com a colaboração de Isabel Figueiral tem feito escavações sucessivas no local, Mário Barroca «A ocupação medieval em castelo de Matos» afirma «é possivel avançar-se hoje com novos elementos para a interpretação daquele Castelo que foi, ao longo de boa parte da Idade Média, a «cabeça» militar da terra de Baião, uma unidade territorial que se afirmou desde muito cedo e que no surge já mencionada na documentação medieval nos inicios da segunda metade do século XI» (p. 159). A Terra de Baião é de origem da família nobre dos Baiões, descendentes de D. Arnaldo (trisavô de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques), um guerreiro que veio combater os Mouros na península Ibérica, por volta de 985. As terras de Baião foram-lhe concedidas como prémio pela sua bravura, pelo rei de Castela. Alguns historiadores pensam que D. Arnaldo seria um guerreiro alemão que perdeu o seu ducado numa guerra; outros, que seria um cavaleiro de Bayonne, filho de um rei de Itália e neto de um rei de França, e que seria essa a origem do nome de Baião. No lugar parece que o ouvimos a deslocar-se no seu cavalo de Castelo de Matos para Gozende, local onde também tinha terrasA moradia do senhor encontrava-se próxima do vale, numa área mais abrigada.




Mais tarde, D. João I deu as terras de Baião a um parente do Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Tendo voltado à Coroa no tempo de D. João II.


De outros vestigios da época medieval

- sepulturas antropomorficas
- «Memorial»
- Mosteiro de Ancede

estamos a preparar a sua publicação.

Sem comentários: